Musicalização Infantil

Professores Pedro Staffoker Cazotto <-- Clique para saber mais...

Ilza Mara Domingues Prado

Musicalização Infantil

Uma pessoa musicalizada é aquela que tem a sensibilidade mais desenvolvida para perceber os fenômenos musicais e que sabe expressar-se por meio da música. Um curso de musicalização infantil deverá ter por finalidade dar à criança condições para o estudo de um instrumento musical do ponto de vista sensorial, intelectual e afetivo, tornando-a capaz de expressar-se com liberdade através da música.
O curso proporciona o desenvolvimento global da criança, trabalhando a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, percepção auditiva, expressão corporal, imaginação, memória, atenção e concentração. Dividido, por idades, da seguinte forma:

  • Musicalização para bebês

Público-alvo: bebês e crianças de 6 meses a 3 anos

Proposta: espaço onde as crianças possam desenvolver a sensibilidade musical, ritmos e a liberdade de expressão, ampliar o repertório musical e os recursos de linguagem e favorecer a socialização através de atividades com instrumentos musicais.
Desde a vida intra-uterina o ser humano é afetado por elementos da música: som (vibração), ritmo, melodia e harmonia. Quando trabalhamos com crianças, usamos a expressão musical como meio de promover atividades de sensibilização, coordenação motora, socialização, linguagem.

  • Iniciação musical I

Público-alvo: crianças de 3 e 4 anos

Proposta: cada aula é composta de muitos elementos, dentre os quais podemos destacar: canto; exercício de ritmo (marchas, dança e coordenação motora); exercícios de som (acuidade auditiva), exercícios de relaxamento e respiração; exercícios para treino de atenção, concentração e memória; exercícios de improvisação e criatividade; expressão corporal. Dessa forma, a criança é estimulada em uma fase de aprendizagem muito importante.

  • Iniciação musical II

Público-alvo: crianças de 5 e 6 anos

Proposta: dar continuidade ao trabalho realizado no nível I, proporcionando vivências com diversos instrumentos, além da leitura de partitura musical, estimulada através de diversos jogos lúdicos. Expressão corporal, interpretação e flauta doce.

E-mail Blog
Facebook Youtube
Rua Capitão Miranda, 152 - Centro, Amparo/SP
Tel: (19)3817-2032
E-mail: adagiomusica@hotmail.com
© - Todos os direitos reservados - Zonebloom Design